Barraca Azteq Nepal

Review Barraca Azteq Nepal

Neste post irei comentar sobre a barraca Azteq Nepal e suas características. Antes de entrarmos nos detalhes, gostaria de colocar uma breve descrição sobre os modelos comercializados e vendidos aqui no Brasil.

Existem três modelos de barracas da marca azteq, são elas: Minipack, Nepal e katmandu. A minipack é um modelo de barraca técnica apenas para uma pessoa + equipamentos (mochila, etc), duas pessoas bem apertado com os equipamentos do lado de fora! A vantagem é o peso, apenas 1,75 kg.

minipack-ampliado

A Nepal suporta  confortavelmente duas pessoas + os equipamentos, com peso aproximadamente de 1,95 kg, dos modelos citados a minha preferida! 🙂

Obs: O que consta é que as novas versões deste modelo estão vindo todas com suporte a 6.000 mm de coluna d’agua para o piso e teto e que o peso da barraca passou de 1,95 kg dos modelos antigos para 2,3 kg.

nepal-ampliado

A katmandu é uma barraca intermediária entre os outros dois modelos e o tamanho pode variar de 2/3 ou 3/4 pessoas, uma barraca mais pesada, variando entre 3,25 a 4kg. Quando digo intermediária, significa em relação aos materiais utilizados e peso, porém não significa que a qualidade dos materiais seja inferior.

katmandu

Bem, vamos ao que interessa e falar da Nepal. A barraca Nepal, assim como a Minipack é uma barraca técnica ideal para quem costuma fazer travessias, pernoites, viagens de moto ou bicicleta, na qual conforto e peso são características fundamentais, A Nepal possui uma única vareta, cujo material é de duralumínio, leve e resistente, porém não é autossustentável, requer o apoio das estacas que precisam estar fincadas no chão. O legal dessa vareta é que ela possui um sistema de encaixe mais ajustado, o macho é mais longo fazendo com que os encaixes não se soltem facilmente.

varetas

Outras características tão importantes quanto ao peso são: resistência a chuva, vento e frio e isso a barraca têm de sobra com suporte a 6.000 mm de coluna d’agua para o piso e 3.000 mm para o teto, parece que os novos modelos estão saindo com 6.000 mm também para o teto, mas não cheguei a confirmar, saias para neve e também para o frio, evitando que correntes de ar entre por de baixo da barraca, além do seu desenho aerodinâmico, na qual parece realmente suportar fortes ventos, tanto na lateral quanto na parte da frente da barraca. Tive a oportunidade de testá-la no pico dos Marins (Galeria de fotos) e posso afirmar com toda a propriedade que a danada aguenta bem a pancada! Como disse um colega “Cara sua barraca ganhou uns dez pontos comigo”, pois além dos ventos, neste dia também choveu bastante e nem sinal de agua ou umidade dentro da barraca, enfim, foi um excelente dia para testar alguns equipamentos, porém um péssimo para a descida.

Entretanto, ainda em relação ao vento, posso dizer que funciona melhor se a parte mais baixa (frente) for montada a favor do vento, o ruim é se o vento mudar de direção, como ela não é autossustentável, teria que desmontá-­la e montá-­la novamente, mas isso apenas se o vento estiver muito forte, caso contrário não seria problema.

Outros pontos não menos importantes são os bolsos ou porta trecos existentes na parte interna da barraca, itens que facilitam e muito a vida de qualquer campista, facilitando guardar objetos como celular, pilhas, lanternas, baralho, comida, etc. Além dos bolsões, a barraca dispõe também de uma alça superior para que você possa pendurar sua lanterna como se fosse uma lâmpada, isso realmente foi muito útil, pois facilita e muito na hora de procurar alguma coisa na mochila sem ter que ficar procurando a lanterna.

Como comentado aqui, é uma barraca confortavelmente para duas pessoas + equipamentos, caso os equipamentos sejam duas mochilas grandes, é possível lateral_nepaldeixá-las nos recuos que existem nas laterais da barraca, com espaços até que bem razoáveis, além da mochila você também pode deixar outros itens como bota, fogareiro, panela, água, etc. Bem interessante e prático! Ah já estava me esquecendo, a barraca possui duas entradas pelas laterais, através destes recuos, facilitando o fluxo entre as duas pessoas.

A barraca também possui aberturas de ar para ventilação que pode ser utilizada para evitar a condensação ou em dias mais quentes, elas podem ser adaptadas para que fiquem levantadas e presas, permitindo assim maior passagem de ar para dentro da barraca. Em dias muito quentes e sem chuva é possível dormir sem o teto, somente com a parte interna da barraca, cuja parte superior é toda telada, outro item bem interessante.

Outro detalhe que achei bem legal da barraca são as amarrações das estacas que são feitas de presilhas permitindo o ajuste rápido e fácil, além dos suportes extras para fixação em caso de terrenos irregulares e rochosos.

Na minha opinião, em uma avaliação de 0 a 5, minha nota é 3, sendo um bom produto, justamente por alguns pontos relevantes. Como já colocado no texto acima, o fato dela não ser autossustentável, dependendo do terreno, fica mais difícil de fixá-la e o fator peso e estacas (espeques), somaram e contribuíram para esta nota. As estacas antigamente vinham todas de alumínio, cujo material é mais leve e resistente do que estacas feitas em aço carbono, porém não sei se é por estratégia ou custo, as barracas agora estão todas vindo todas com as estacas em aço carbono, a vantagem seria o fato delas não entortarem facilmente, talvez este seja o motivo da substituição, mas para quem considera o peso como fator importante, as estacas em aço carbono não seria uma grande vantagem. Outro detalhe é em relação ao peso da barraca que segundo o fabricante diz ter 1,95 kg, mas na caixa vem informando 2,3kg e no tira-teima, com uma balança comum sem precisão, confirma, aproximadamente os 2,3kg, ou seja, o peso de fato não é o que o eles informam, não sei se outros fizeram este mesmo teste, mas posso dizer que fiquei bem surpreso. Agora se o peso de 1,95 kg é somente da barraca sem os devidos acessórios, sem comentários! Bom é isso aí galera, espero ter ajudado com as informações acima e até a próxima,tecnica2

Características conforme o fabricante:

Peso: 1950 g

Dimensões (aberta): 255 x 145 x 110 cm

Dimensões (fechada): 16 x 50 cm

Piso: Nylon Oxford Ripstop respirável 70D/210T. Suporta coluna d’água de 6.000 mm. Costuras seladas eletronicamente.

Teto: Nylon Taffeta 70D/190T. Suporta coluna d’água de 3.000 mm. Costuras seladas eletronicamente.

Vareta: Duralumínio anodizado conectado com elásticos especiais.

Estacas: Aço carbono.

Outros: Estrutura da canaleta por onde passa a vareta feita com Power Mesh, presilhas de engate rápido para fixação lateral do corpo da barraca na vareta, argola superior interna para fixação de lanterna, costuras termo seladas com Poliuretano (PU), pontos de estresse com reforço extra, abertura para ventilação para climas mais quentes e saia para neve.

Abraço a todos.

T&T – Mais trilhas e montanhas pra você

Comente com Facebook

Saiba mais sobre o autor: Antonio Martins