Bate-Volta Queixo da Anta (São Francisco Xavier – 15/03/2015)

queixoanta3O  Queixo da Anta, está localizado no distrito de São Francisco Xavier, município de

São José dos Campos. É bom que se diga que a estrada de acesso, não é muito favorável à carros de passeio, principalmente em períodos de chuva. Não é impossível chegar até lá com um carro comum, mas se você é do tipo que tem “dó” de sujar ou dar uma raspadinha no assoalho do veículo, é melhor arrumar um transporte mais alto.
Como é uma propriedade particular, é necessário pagar uma taxa à proprietária x pessoa. Quando fomos, pagamos o valor de R$ 15,00 cada um.
É uma trilha que considero nível médio. A subida é bastante íngreme, entretanto o percurso é curto (entre 2 a 3h de queixoanta1caminhada até o cume). Durante o percurso, após 1h de caminhada, é possível abastecer os cantis num pequeno riacho que cruza a trilha. Despois desta fonte não há mais fontes de água tão acessíveis, então recomendo que se abasteça neste ponto.
queixoanta2Antes de chegar lá em cima, passa-se por uma vagetação densa de àrvores e pedras. Outro ponto de parada para recuperar o fôlego (e um sinal de estar chegando), é um conjunto de grandes pedras à direita da trilha, onde a formação rochosa provê um pequeno abrigo, em caso de chuvas.
Lá em cima é possível ver a cidade de São José dos Campos e o centro de São Francisco Xavier. É comum, que a neblina apareça de repente e cubra toda a visibilidade, então aproveite se a visão estiver boa e tire boas fotos.
Assim, como ocorre em várias montanhas famosas e pontos turísticos de aventura, há o livro de registro dos visitantes. Lá você pode assinar e deixar uma mensagem de acordo com seu sentimento, diante de um visual tão maravilhoso. Aproveite o sinal 3G de algumas operadoras também!
Faça os cálculos e programa-se para descer antes de anoitecer, pois se não tiver lanternas e muita familiaridade com a trilha, pode encontrar muita dificuldade em se deslocar.
Dados técnicos – App Minhas Trilhas:

queixoanta7queixoanta6queixoanta5

Localização:

Confira nossas fotos no Queixo da Anta, desta e de outras vezes que estivemos por lá! Clique aqui!

Abraço e até a próxima!

T&T – Mais trilhas e montanhas pra você!

Comente com Facebook

Saiba mais sobre o autor: Andre Pires Moraes