Cobras e serpentes ocorrem em épocas?

Época de laranjas, época de uvas e época de cobras?

cascavelAntes de responder pense um pouco! Vamos analisar… as cobras ou serpentes são animais de sangue frio (pecilotérmicos) onde a temperatura desses animais varia de acordo com a do ambiente.

Logo, as ocorrências de acidentes com animais ofídicos são maiores no verão, pois no inverno as serpentes se isolam dentro de cupinzeiros e tocas. Elas não gostam de frio e ficam em buracos sem se alimentarem por muito tempo, diminuindo seu metabolismo. Por isso, nos meses de verão estes animais estão mais ativos em todos os sentidos.

O que fazer para não sofrer um acidente ofídico?

cascavel_boteNão é necessário sair por aí em busca de manuais sofisticados ou mesmo se tornar um especialista, basta tomar alguns cuidados!

Ao caminhar pelas trilhas muitas pessoas causam impactos no solo fazendo com que os animais (como cobras e serpentes) fujam ao detectar essas vibrações. Como os seres humanos não estão inseridos na cadeia alimentar destes, eles só picam se sentirem extremamente ameaçados. Serpentes dão bote de aproximadamente 1/3 do seu comprimento, ou seja, um animal de 1,2 metros dará um bote de 40 centímetros em média.

Ao praticar atividades agrícolas ou voltadas ao ecoturismo saiba que você estará entrando em um ecossistema no qual precisa conhecer as suas características particulares.

Ao adentrar uma trilha ou mata onde é comum a ocorrência destes animais, esteja usando de preferência:

  • Calça comprida, não é recomendada a utilização de short ou bermuda.
  • Dê preferência a calçados de cano longo, ou com perneiras.
  • Utilize luvas de couro e não remova galhos secos ou folhagem. Se não tiver jeito e precisar fazê-lo, utilize um galho ou bastão de apoio.

Algumas serpentes venenosas têm hábitos noturnos, por isso evite deslocamentos noturnos na trilha.

Estes animais não costumam marcar bobeira, logo não ficam expostos para não serem alvos de outros predadores tais como: gaviões, gambás, corujas, emas, quatis, entre outros.

Quais os lugares preferidos pelas serpentes?

Dentro da mata, qualquer lugar pode-se avistar cobras, mas vai uma dica de alguns cobra_camufladalocais indesejáveis onde não se deve colocar a mão em hipótese alguma. Lugares quentes, escuros e úmidos são os preferidos por esses animais tais como:

  • Buracos
  • Fendas de pedras
  • Ocos de pau pobre
  • Montes de palha ou madeira

Onde acampar?

Ninguém vai deixar de apreciar a beleza cênica de uma praia ou montanha por medo de cobra, certo? Então seguem algumas medidas de segurança para quem deseja praticar ecoturismo:

  • Ao montar sua barranca observe bem o local e remova toda sujeira que estiver exposta no solo: folhas secas, galhos, tocos, pedras, etc.
  • Faça um bom aceiro em volta da sua barraca de aproximadamente 1 metro de modo a visualizar o chão. Passe um galho na superfície do terreno em volta do perímetro. Mantenha sua barraca fechada e todos os equipamentos dentro do seu interior.
  • Ao calçar botas ou vestir alguma roupa, certifique-se que não há nada dentro dela. Animais peçonhentos costumam entrar dentro dos sapatos e botas, por isso estes devem ser mantidos em local seguro.

Tomando as medidas necessárias os riscos serão amenizados, o passeio ficará prazeroso e ninguém permanecerá em casa!

Boa trilha. Divirta-se !

 

Professor Adriano Moreira Lima

Gestor Ambiental

 

Referências:

http://www.univap.br/universidade/nossos-diferenciais/infraestrutura/laboratorios/centro-de-estudos-da-natureza/serpentario.html

http://www.hospvirt.org.br/enfermagem/port/peconhento.htm

http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/svs/animais-peconhentos-serpentes

 

 

T&T – Mais trilhas e montanhas pra você!

 

 

 

Comente com Facebook

Saiba mais sobre o autor: admin