Expedição ao Pico da Neblina

Expedição ao Pico da Neblina – Projeto Neblina

 

livro_piconeblinaLeitura explora a narrativa do autor, o brasileiro Eduardo Augusto, em seu projeto e execução da expedição afim de alcançar o ponto culminante do Brasil – O Pico da Neblina, localizado no extremo norte da Amazônia na fronteira com a Venezuela. Até então apenas duas outras expedições haviam obtido sucesso: uma expedição austríaca e outra paulista. Nessa época até o exercito brasileiro falhara.

Minha opinião:

Literatura rápida e gostosa de ler, com momentos de suspense durante o percurso de São Paulo até chegar nas aldeias ianomâmis (isoladas da vida contemporânea), no coração da Amazônia, mostra como é difícil mas nunca impossível, conseguir apoio neste tipo de atividade (expedições em locais de difícil acesso).

Apesar de curto, o livro é rico em detalhes e relata os encontros com a fauna e flora da maior floresta do mundo, bem como sua exploração acelerada, sem qualquer tipo de fiscalização naquela época e talvez até hoje.

Onde a mensagem principal, é acreditar nos seus objetivos, mesmo que todos ou a maioria tentem desencorajá-lo (situação frequente durante a narrativa), é possível sentir as alegrias, dúvidas e aflições dos integrantes, mas a conclusão da história nos faz pensar que nada pode superar a determinação. Para quem gosta de trilhas e montanhas (como nós) obviamente ficará plantada uma semente: “Quem sabe um dia estarei por lá também…”

Dados técnicos:

  • Titulo: Expedição do Pico da Neblina
  • Autor: Eduardo Augusto
  • Ano: 1993

 

T&T – Mais trilhas e montanhas pra você!

Comente com Facebook

Saiba mais sobre o autor: Andre Pires Moraes