Sete dias em Bonito – MS (Part. 6) – Grutas

Gruta de São Miguel

Ambas as Grutas são um passeio bem tranquilo, para contemplação.
Sai por volta das 8hr do hostel, percorremos um trecho de aproximadamente 18 km, pelo asfalto e em seguida estrada de terra. Fiz as duas grutas no mesmo dia, a primeira foi a de São Miguel.
Chegando, não havia grupos de espera, apresentamos o voucher e fomos ao andar superior onde são dadas todas instruções, e um rápido vídeo nos é apresentado falando sobre o lugar, algumas instruções de segurança, etc. Nos equipamos e iniciamos a caminhada por uma trilha suspensa de 180m na altura da copa das árvores até chegar à entrada, a vista é perfeita para observar a natureza ao redor.

Entrando na gruta, já se pode observar várias formações calcárias, onde se formam corais, ninhos de calcário, estalactites, estalagmites e colunas, e o guia que nos acompanha vai dando todas informações sobre as formações. O passeio é rápido, cerca de 30 min, e partimos para a próxima.

 

Gruta do Lago Azul

Pegamos o carro e andamos alguns minutos até a Gruta do Lago Azul.
Chegando lá, o procedimento é praticamente o mesmo, apresentamos o voucher, assistimos ao vídeo informativo, e pegamos o capacete de segurança que é obrigatório para a descida na gruta. O dia em que fui havia bastante gente, esperamos um tempo no receptivo até dar o tempo de o grupo seguir, há lanchonete e vestiários no local.
Saindo do receptivo, caminhamos por cerca de 15 minutos em uma trilha bem leve até chegar na entrada da gruta onde começam os degraus para a descida, são 293 degraus. Cada grupo fica por uns 25 minutos contemplando o lago, esperamos o grupo que estava lá voltar para iniciarmos a descida. Desça devagar e com cuidado para evitar qualquer acidente, e assim poder observar bem as belezas ao redor, onde se pode ver várias formações de estalactites e estalagmites, mas o azul do lago é somente descendo boa parte dos degraus para se ter visão.

Chegando na borda do lago a cena é incrível, é um azul mágico quase irreal, que ganha mais vida quando os raios de sol batem dentro da gruta.
Vale lembrar que a Gruta do Lago Azul é um passeio bem procurado, então, se tiver interesse em ir, aconselho a reservar com antecedência.
Fiz os dois passeios pela manhã, a tarde fui ao centro da cidade para comprar algo. Para quem gosta de levar lembrancinhas da viagem, no centro há várias lojas de artesanato, com infinitas opções de o que comprar.

Ultimo dia – Despedida

No dia seguinte era meu último dia em Bonito, estava com o dia livre sem passeio reservado, combinei então com mais 3 colegas do hostel que também estavam em seu último dia de irmos ao Balneário Municipal, que fica cerca de 7km dali, alugariamos bicicleta e ok, só não contávamos que o dia amanheceria chovendo. Choveu até por volta do meio dia, decidimos então ficar por ali mesmo, pudemos conversar bastante, trocar várias experiências, e falar sobre os próximos destinos.
Na manhã do dia seguinte me despedia de Bonito, seguindo para Campo Grande, e pegando o vôo de volta para São Paulo, já com uma saudade e incríveis recordações que carregarei para sempre na memória.

 

 Acesse o Álbum dessa Viagem! Clique Aqui!

Informações e custos:

  • Gruta de São Miguel – 45,00
  • Gruta do Lago Azul – 45,00 (Baixa temporada)
  • Duração: meio período

 

T&T – Mais trilhas e montanhas pra você!!

Comente com Facebook

Saiba mais sobre o autor: Leandro Tobias Miranda