Itatiaia – Como chegar ao PNI

Parque Nacional do Itatiaia – Parte Alta

O PNI ou Parque Nacional do Itatiaia é basicamente dividido em duas partes, portanto atente-se para qual destas você deseja visitar, pois suas entradas (portarias) são distintas em municípios diferentes. Estes destinos são conhecidos como “Parte Alta” formada pela cadeia de montanhas (Agulhas Negras, Prateleiras, Pedra do Sino, etc) e terreno acima dos 2.000 metros de altitude e a “Parte Baixa” formada por vegetação típica de mata atlântica, cachoeiras, etc.

Neste post vamos ajudar você a chegar na Parte Alta do PNI, cuja entrada chama-se Posto Marco Antônio Moura Botelho ou popularmente “Posto do Marcão”, onde estão algumas montanhas consideradas as mais altas do Brasil.

Rodovia Presidente Dutra – BR 116

Não importa se você vem do RJ ou SP, a saída da Dutra para a Parte Alta do PNI fica no município de Resende e você deve encontrar a saída para Itamonte, (330A ou 330), caindo na Rodovia Sebastião Alves do Nascimento – BR 354.

PNI_RJ_SP PNI_SP_RJ

 

Rodovia Sebastião Alves do Nascimento – BR 354

Saida_Posto_MarcaoSaida_Posto_Marcao2

Siga pela BR 354, por aproximadamente 26 km (só subida – estrada asfaltada, mas estreita e de mão dupla – dirija com atenção e com segurança). Após percorrer a distância, fique atento à entrada para o Posto do Marcão. Num trecho plano da estrada com comércio em ambos os lados, saia à direita.

Agora começa a aventura de verdade!

Saindo da BR 354, você pegará a estrada que tem seu fim, na portaria do PNI, ou seja não tem como errar. Você chegará ao Posto do Marcão. Já “a aventura começa de verdade” porque esta estrada é um misto de asfalto, pedras, buracos, lama e tudo isso numa subida “sem fim”.

 

Carros de passeio (ou carros baixos)

Esta estrada possibilita o acesso por carros de passeio ou carros mais baixos (comuns), entretanto recomendo que evite a estrada principalmente em dias chuvosos, pois há possibilidade de lama densa em alguns trechos e queda de arvores por quase todo percurso.

Do inicio ao fim, são aproximadamente 17 km de estrada em ascensão. Se seu carro estiver pesado, prepare-se para as raspadas e pancadas no assoalho! Em dias abertos a paisagem é muito bonita e existem alguns trechos onde é possível parar sem atrapalhar o transito.

Existem algumas (umas 2 bifurcações) ao longo da estrada, que podem confundir o acesso, mas mantenha-se sempre em “linha reta”, seguindo os rastros visíveis de maior fluxo de veículos.

Acesso_Posto_Marcao Acesso_Posto_Marcao2

Há um estacionamento dentro do PNI, após o Posto do Marcão, onde é altamente recomendado que deixe seu carro lá, pois a estrada dentro do Parque é no mínimo umas 3 vezes pior que o caminho até a portaria. Então se tem dó de seu carro, pense bem antes de prosseguir.

 

Posto do Marcão

Após os 17 km, enfim chega-se à portaria do “Posto do Marcão”, entrada à Parte Alta do Parque Nacional do Itatiaia. Na entrada será solicitada sua documentação e os locais que deseja visitar. Existem destinos (principalmente de escaladas como o cume das Prateleiras, Agulhas Negras, etc.), que tem limites diários de visitantes então caso queira aventurar-se em algum pico, é recomendável chegar bem cedo (antes das 7 horas).

Acesso_Posto_Marcao3

 

Considero a parte alta do PNI a “Meca das Montanhas Brasileiras”. Quem gosta do ambiente de montanha, não pode deixar de conhecer o parque e suas belezas de altitude.

André Moraes

 

Mapa de acesso

 

T&T – Mais trilhas e montanhas pra você!

 

Comente com Facebook

Saiba mais sobre o autor: Andre Pires Moraes