Jaqueta Impermeável – Forclaz 100 Quechua

quechua_2Review Anorak Forclaz 100

Neste post irei comentar sobre a jaqueta impermeável Quechua, modelo Forclaz 100 masculino. Ela é uma jaqueta especifica para caminhadas em montanhas, para que você possa se proteger da chuva, do frio e do vento. Além de possuir as caracteristicas de impermeabilidade e respirabilidade, ela também é consideravelmente leve e compacto e isso faz uma diferença enorme quando se trata de caminhar em montanhas.

Obs: Os novos modelos da Forclaz 100 parece que estão vindo com um suporte de 8000 mm, ambos com 100% de costuras estanques.

Impermeabilidade e respirabilidade – Confeccionada por uma membrana impermeável NOVADRY com suporte à 6000 mm de coluna de água e  também composta por um forro em rede na parte interna das mangas e do corpo, favorecendo assim a respirabilidade. Isso faz com que seu corpo não condense dentro da jaqueta. Outro aspecto interesante são as entradas de ar por debaixo do braço, um ziper de cada lado, estas entradas permitem uma melhor respirabilidade, promovendo uma boa entrada de ar. Em caso de chuva, não utilize estas entradas, mantenha-as fechadas.

quechua_5Já peguei várias chuvas com esta jaqueta, posso dizer que ela cumpre bem o papel, além de chuva ela protege bem do frio e do vento, quase que não se sente o vento batendo em seu corpo e olha que já peguei ventos fortes. Ela também possui um elástico com os ajustes na cintura, na parte interna e um velcro para os punhos, na qual você pode ajustá-los melhor em seu corpo, fazendo com que a corrente de ar não entre pela parte de baixo da jaqueta ou pelas mãos.

Bolsos – Composta por três bolsos externos, dois nas laterais e um próximo ao peito, ambos com ziper e aba. Um ponto negativo são os ziperes da jaqueta, eles não são a prova d’agua, são pequenos e comuns, não parece muito resistentes, comparando-os por exemplo com os ziperes da marca triboard. Outro ponto negativo é que não possui nenhum bolso na parte interna, em dias de chuva, caso queira guardar um óculos ou algo que não se possa molhar, ela não te dá essa opção, tem os bolsos externos, mas como comentei eles não protegem 100% da agua e também condensa um pouco.


quechua_3Capuz –
Integrado na gola e ajustável com cordão elástico. O capuz demonstrou ser bem ajustável, não tive problemas quanto a altura e profundidade, seu desenho ou contorno, não é igual aos demais, possui um corte mais reto que facilita a visão lateral. A parte de ser integrado e não destacável, considero interessante, pois a última coisa que você quer é em dia de chuva ou extremo frio, ter uma jaqueta sem um capuz, pois uma vez que o capuz seja destacável, você corre o risco de perdê-la facilmente.

 


quechua_4Pontos importantes
: Segundo o fornecedor diz que é necessário renovar a impermeabilidade ao longo da duração de vida da peça (em média a cada lavagem). Ainda não realizei esse procedimento, mas também não lavo ela cada vez que saio de casa, por enquanto não tive problemas com sua impermeabilidade, na próxima lavagem, talvez eu aplique o produto. Não lavar na máquinae não utilizar amaciantes, utilizar baldes com agua e detergente liquido.

 

Características:

  • Impermeabilidade: Membrana impermeável NOVADRY (8000 mm). 100% de costuras estanques.
  • Respirabilidade: Membrana hidrófila NOVADRY (RET=12): limita a condensação no vestuário.
  • Ventilação: Zíper de ventilação sob os braços: facilitam a eliminação da transpiração.
  • Modularidade: Capuz integrado na gola.
  • Fundo ajustável: Por cordão elástico + cursor bloqueante.
  • Punhos ajustáveis: Por bandas autoaderentes.
  • Material principal: Tecido com membrana 2 camadas NOVADRY.
  • Composição: Tecido exterior: 100% poliéster. Forro: 100% poliéster.

Fotos: Fotos retiradas do site do fornecedor do produto (http://www.decathlon.com.br)

T&T – Mais trilhas e montanhas pra você!

Comente com Facebook

Saiba mais sobre o autor: Antonio Martins