Pedra do Porquinho – São Francisco Xavier

Mirante da Pedra de São Francisco

Conhecer o Mirante da Pedra do Porquinho ou Pedra de Sãog0064774 Francisco é um passeio muito leve e agradável, visto que os veículos podem chegar bem próximos ao mirante. De lá avista-se a cidade de São José dos Campos com clareza e tem-se 360º de vista aberta entre Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira.

O local é muito bem cuidado, com área de estacionamento, pastagem bem rasteira (caminho até o mirante) e uma pequena lanchonete. É um passeio para todas as idades: crianças ficam na vista o tempo todo e os idosos enfrentam uma pequenina ladeira de uns 50 metros de subida, bem tranquila.

pedra_sfxAlém da vista, que dispensa comentários, as “atrações” são as duas pedras com escadas para acessar o cume, de onde amplia-se a vista, que já é privilegiada e embaixo da Pedra de São Francisco, está a imagem do santo da cidade e uma placa com a principal oração de São Francisco de Assis.

Apesar do local ser de propriedade particular, não é cobrado nenhum valor para visitar o mirante! Particularmente acho uma atitude muito nobre do dono, que mesmo sem cobrar nada mantém o local muito bem limpo e conservado.



Aventura de bike

g0134945O local também é uma “rota” dos aventureiros de bike, sendo um grande desafio conseguir chegar ao mirante pedalando, pois a estrada de acesso é praticamente toda em marcha de subida. Se pretende passear por lá de bike, o desafio é garantido!

Além disso, pra quem vence o desafio e conhece um lugar maravilhoso, “tudo que sobe, tem que descer”… A recompensa se completa no “downhill” (descida de bike), pela estrada por um longo percurso!

Como chegar

acesso1_pedra_porquinhoO acesso ao Mirante, se faz ANTES da cidade de São Francisco Xavier. Apesar das pedras estarem no distrito de São Francisco Xavier, o melhor caminho é feito pela cidade vizinha, Monteiro Lobato.

Chegando na praça principal de Monteiro Lobato, segue-se sentido Campos do Jordão ou Sul de Minas Gerais (SP-50) e não sentido a São Francisco Xavier. Na SP-50 segue-se por aproximadamente 2 km, saindo da estrada numa “vila a beira da estrada”. Entre no acesso principal à esta vila, conforme a foto.

acesso2_pedra_porquinho

Dai a diante, basta seguir sempre em frente na estrada de terra batida (por aproximadamente 12 km), seguindo as placas para “Pedra de São Francisco”. Na primeira bifurcação do trajeto, siga à direita, pela pequena ponte. As poucas outras bifurcações estão bem sinalizadas.

  • Endereço: Estrada do Capim Azul – Travessa 16 – São Francisco Xavier – S.P., São José dos Campos – SP, Brasil

Mapa

T&T – Mais trilhas e montanhas pra você!

Comente com Facebook

Saiba mais sobre o autor: Andre Pires Moraes