Pico do Corcovado – Ubatuba

Trilha ao cume do Pico do Corcovado

DSC_3874Sem dúvida uma das trilhas mais desafiadoras que enfrentamos para o acesso ao cume do Pico do Corcovado, que oferece proporcionalmente uma das vistas mais privilegiadas do litoral norte do Estado de São Paulo. Avista-se de lá todas as ilhas de Ubatuba, praias, Ilhabela e Caraguatatuba.

Para chegar a este rochoso impar é preciso antes de mais nada, ter muita força de vontade, preparo físico, paciência e persistência! Ou seja prepare-se para testar se você realmente gosta de trilhas, montanhas e contato com a natureza, tudo isso ao extremo das condições físicas e psicológicas.

O inicio da trilha se dá no Bairro do Corcovado, na altura do KM 69 da rodovia Rio – Santos. Chegamos ao estacionamento (ponto limite de acesso com veículos) às 8:30h, onde já é possível avistar o imponente paredão rochoso ao fundo – nosso destino final.

Após revisar e reorganizar as mochilas e equipamentos, partimos rumo ao pico às 8:50h. O caminho inicial é bem tranquilo, basta seguir em frente pela larga rua de terra. Ao seu final seguimos à direita (seguindo um pequeno córrego), que mais a frente desagua em outro. Atravessamos este outro (havia alguns apoios de bambu para atravessar) e seguimos por uma trilha quase encoberta pela vegetação, mas ainda visível. Poucos metros mais à frente pegamos um entroncamento à esquerda e então adentramos na mata, com a trilha melhor demarcada.

VEJA AS FOTOS DESSA AVENTURA

Com a vegetação mais alta e sons de água correndo, seguimos até a beira de um riacho onde é possível atravessar pelas pedras e dar continuidade à trilha… Aproveite o trecho de planície pois será muito raro mais à frente.

DSC_3775O terreno vai tornando-se mais íngreme à medida em que avançamos, às 11:00 chegamos ao primeiro plato onde é possível tirar algumas fotos, mas caminhando mais 5 minutos, chegamos a outro ponto muito melhor para os registros fotográficos. Mais à frente uma grande formação rochosa (a tal igrejinha?), bem aconchegante para uma pausa para agua e lanche. Acabei me arriscando numa escalada. #puradiversão!

Passando por esta formação, com a trilha sempre íngreme, passamos por outra rocha onde há até uma corda para auxiliar a transposição. Neste local encontrei por acaso a pele de uma cobra (animais típicos de serra do mar). Daí pra frente o terreno inclina-se ainda mais e exigindo ainda mais do condicionamento.

Um encontro inusitado!

Num momento em que estava à frente do grupo, talvez uns 30 metros, percebi uma movimentação atípica na copa das arvores, normalmente causado por grandes aves, mas quando olhei e encontrei o animal, tratava-se de um grande macaco (provavelmente um muriqui), dado o seu porte aparentemente maior que 1 metro e coloração ocre. Ao perceber minha presença ele acelerou a transposição entre as copas e rapidamente desapareceu… Nem tentei registrar pois utilizo celular para fotos e havia deixado-o desligado. #sempreassim!

DSC_3800Segue-se a subida, alguns momentos parando para tomar fôlego e água, subindo mais um pouco ao meio dia aproximadamente chegamos numa pequena clareira onde a trilha bifurca-se. Para a esquerda, chega-se a uma maravilhosa fonte de água onde é possível se refrescar e encher cantis (por garantia utilize algum método de purificação). Para direita a ultima, mais longa e mais íngreme subida antes de alcançar a crista da montanha.

Deste ponto em diante a subida é ainda mais desgastante, a mata fechada revela entre seus arbustos flashes de visão do cume do corcovado à direita ainda bem acima do nosso nível. Por fim, este trecho termina numa outra clareira, já na parte alta da crista. Chegamos lá e pegamos o caminho à direita.

VEJA AS FOTOS DESSA AVENTURA

Caminhando pela crista, o terreno é muito mais tranquilo com leves sobe e desce por entre matas fechadas e vegetação rasteira. Ao longo do caminho alguns platôs já revelam a bela vista do local. Quando estávamos bem próximos da ultima subida de acesso ao cume, na trilha principal haviam muitas sinalizações (fitas, marcas nas arvores, etc) indicando uma trilha à direita, fazendo com que subíssemos ao cume margeando pelo lado direito.

Esta trilha com mais uma forte (mas breve) subida, foi finalmente o ultimo caminho de acesso ao cume do Pico do Corcovado. Chegando ao seu fim, segue-se à direita para acesso ao mirante, enquanto que à esquerda há uma boa área plana para camping.

Do mirante a vista é belíssima, onde é possível avistar ao fundo desde Ilhabela até o que parece ser as mediações da divisa com Trindade – RJ.DSC_3825

Já batiam por voltar das 16h, quando “a ficha caiu” e infelizmente teríamos que iniciar a descida, nossa pretensão não era acampar, apenas fazer o reconhecimento da trilha e do local. Quem sabe numa próxima vamos pra pernoitar e observar o nascer do sol deste lugar de acesso dificílimo e com a vista proporcionalmente bela.

DSC_3831

 

Resumo de Informações:

  • Cume Corcovado: 1.181 metros
  • Saída São José dos Campos: 5:40h
  • Parada para café da manhã: 7:20h
  • Saída para trilha: 8:50h
  • Paradas para água, lanches e fotos: 1h
  • Chegada ao cume: 15:15h
  • Descida: 16:00h
  • Chegada ao carro: 19:15h
  • Participantes: André, Marquinhos, Diego e Leandro

VEJA AS FOTOS DESSA AVENTURA

T&T – Mais trilhas e montanhas pra você!

Comente com Facebook

Saiba mais sobre o autor: Andre Pires Moraes