Pico dos Marins – Parte 1 (Conheça os acessos)

Pico dos Marins – Como chegar

Nesta série de Posts, vamos abordar o famoso Pico dos Marins, localizado na divisa dos Estados de São Paulo e Minas Gerais. Um lugar espetacular que deve fazer parte do roteiro dos trilheiros e montanhistas de plantão!

Inicialmente vamos falar do caminho, como chegar até a base de estacionamento do Marins. Para irmos ao local pela primeira vez, tivemos muitas informações desencontradas sobre o melhor acesso (por São Paulo existem basicamente 2), assim coletando dados aqui e ali, conseguimos chegar, por isso resolvemos descrever aqui, tudo que você precisa saber pra chegar ao Pico dos Marins, sem precisar ser um detetive em busca de informações precisas!

Então vamos lá…

O acesso é feito pela rodovia Presidente Dutra, na entrada para Piquete / Itajubá (saída 51 – “uma boa ideia”):

Dutra sentido SP-RJ

Visualiza-se o viaduto e o posto da CCR NovaDutra, passe por debaixo do viaduto e saia da Dutra entrando à direita:

acesso_dutra_marins1 acesso_dutra_marins2

 

Dutra sentido RJ-SP

Ficar atento a saída 51. Neste sentido você não passará por debaixo do viaduto. Ao encontrar a placa, mantenha-se à direita e entre na próxima saída.

acesso_dutra_marins3

 

Ao sair da Dutra, você estará então na BR459 – Rodovia Juscelino Kubitscheck de Oliveira, que liga as cidades de Lorena e Itajubá. Siga em frente até a cidade de Piquete (uns 40 minutos na velocidade da via 60 a 80Km/h), no caminho você vai passar por esta pequena ponte da divisa de municípios (Piquete / Lorena), que indica que você está no rumo certo!

piquete_lorena_marins

Mais um pouco na estrada, você passará dentro de Piquete, após um 1º posto de gasolina há um 2º, na sua mão… é uma boa parada para esticar as pernas e tomar um café. Seguindo em frente, haverá uma subida íngreme e logo que a estrada estiver voltando a ser plana, há o primeiro acesso ao Pico dos Marins:

Este 1º acesso é altamente recomendado a carros altos, com tração traseira ou 4×4. A paisagem é muito bonita e em boa parte avista-se a formação rochosa do Marins, com ótimas opções de fotos!

Se você pretende seguir por este caminho, clique aqui  e veja o outro post especifico por este trajeto.

saida_4x4_marins

 

A 2ª opção, mais indicada para carros baixos de passeio, fica um pouco mais à frente. Não entre na saída indicada na figura acima! Siga pela estrada, você vai chegar ao posto da barreira fiscal e pelo trevo, já no município de Venceslau Brás.

acesso_vb_marins

1,5 Km depois haverá um ponto de ônibus do lado direito (sua mão), logo ao lado uma pequena entrada de acesso a estrada de terra. Se ainda houver alguma indicação, seu objetivo é chegar a “Fazenda Saiqui”.

acesso_vb_marins2 acesso_vb_marins3

 

Se você pretende seguir por este caminho, clique aqui e veja o outro post especifico por este trajeto.

Resumo dos 2 principais acessos:

Continue nos próximos posts, escolha seu caminho:

1. Acesso com carros altos, tração traseira ou 4×4

2. Acesso com carros de passeio

 

Comente com Facebook

Saiba mais sobre o autor: Andre Pires Moraes