Planejar viagem – Bolívia/Peru – Parte 2 (Transportes)

Planejar viagem – Transportes

A escolha dos meios de transporte tem basicamente duas vertentes: 1. Preços mais em conta provavelmente consumirão mais tempo do viajante (ex.: viagem de ônibus); 2. Preços mais altos economizarão tempo mas vão onerar o projeto (ex.: viagens aéreas).

No nosso caso fizemos várias pesquisas sobre qual meio de transporte usar para sairmos do Brasil, rumo a Salkantay… Como já tínhamos as cidades definidas, fomos verificando os custos por terra e ar à cada uma delas. Inicialmente havíamos resolvido ir de ônibus pelas rotas tradicionais (Corumbá, Trem da Morte, Santa Cruz, La Paz, etc, etc)… Iríamos gastar aproximadamente de 2 a 3 dias para chegar em La Paz, mas ainda assim era muito mais barato que passagem aérea direta a La Paz. Mas foi entre as pesquisas de vôos e busca de promoções que ouvimos falar da empresa estrangeira “Boliviana de Aviacion” onde as passagens dessa empresa (saindo do Brasil – Guarulhos) eram muito mais em conta que qualquer outra, o valor para La Paz era pouca coisa maior que ir de ônibus e levaríamos apenas algumas horas de viagem, economizando hospedagens e refeições (caso optássemos por vias terrestres). Pesquisamos sobre opiniões de quem já usou o serviço deles (uma das pesquisas), entrei em contato com o escritório em São Paulo e resolvemos arriscar… os ventos conspiravam a favor…

Fechamos o voo com a Boliviana. O início e fim da viagem já tinham endereço, data e hora definidos (La Paz), de forma que olhando nosso roteiro de cidades (mapa abaixo – post completo aqui) precisávamos obter o máximo de informações sobre os transportes entre os países.

Roteiro das cidades:

  • São Paulo – Brasil > La Paz – Bolívia
  • La Paz – Bolívia > Cusco – Peru
  • Cusco – Peru > Arequipa – Peru
  • Arequipa – Peru > Puno – Peru
  • Puno – Peru > Copacabana – Bolívia
  • Copacabana – Bolívia > La Paz – Bolívia
  • La Paz – Bolívia > São Paulo – Brasil

Mapa do roteiro:

Para os transportes terrestres existem várias empresas e horários.

Para este post não ficar muito extenso e cansativo:

Confira aqui uma lista de empresas de transporte na Bolívia e Perú.

Assim, seguindo nosso roteiro conseguimos identificar linhas existentes, preço médio das passagens, duração das viagens, etc.

T&T – Mais trilhas e montanhas pra você!

 

Comente com Facebook

Saiba mais sobre o autor: Andre Pires Moraes