Roupas e acessórios de frio, o que vestir ?

Neste post irei comentar sobre as roupas de frio para acampamentos ou caminhadas em montanhas (travessias). Para frio_lampiaoaqueles que estão começando a prática do montanhismo ou pretendem fazer alguma travessia com amigos ou família
é bom estar preparados para as diferentes condições climáticas que podem encontrar como frio, vento e chuva, claro que a temporada para a prática de montanhismo, aqui no Brasil, começa e termina sempre nos períodos de inverno, onde a probabilidade de chuva é menor, mas nunca se sabe o que pode acontecer e não se engane, montanha é sinônimo de vento forte e frio, muito frio!

Quem nunca fez caminhadas com roupas tradicionais, aquelas que na etiqueta possui escrito 70%, 80% ou 100% algodão ou até mesmo levou aquela jaqueta grossa e pesada ocupando dry1quase todo o espaço da mochila? Enfim, as roupas que irei comentar aqui são roupas técnicas, especificas para frio em alta montanha e também para neve.

As roupas de frio para montanha normalmente são compostas de materiais sintéticos, são leves e compactos, permitindo mais espaço na mochila e menos peso para carrega-las. Materiais confeccionados em algodão retém a umidade e demoram para secar, além de serem mais volumosos, portanto esqueçam a pratica de montanhismo com roupas em algodão.

As roupas, nas quais irei comentar também são compostas em camadas, equivalente as nossas camisetas, blusas e jaquetas, porém com características mais técnicas, onde:

segunda_peleA primeira camada, conhecida também como segunda pele é responsável por eliminar a umidade e manter a temperatura do corpo.

A segunda camada ou Fleece tem como objetivo de proporcionar mais calor ao corpo e segunda_camada_fleecedependendo do tipo ou da espessura poderá proporcionar mais ou menos calor. A espessura varia de 140g/m2 a 200g/m2, estes estão disponíveis no mercado e são fáceis de encontrar, quanto maior a espessura, maior o calor, apesar de não ser a nossa realidade, com exceção de alguns lugares ao sul do país e para aqueles que sentem bastante frio, poderá optar por utilizar espessura acima de 200g/m2, no entanto não são tão fáceis de achar e irá ocupar um certo volume na mochila.

A terceira camada e a última, conhecida também como Anoraks são roupas de proteção, responsável por proteger as anorak1demais camadas e o corpo dos fatores climáticos externos, como ventos, chuvas, serenos, etc., são impermeáveis e respiráveis, a impermeabilidade pode variar entre 2000 mm até 10000 mm de coluna d’água. Existem vários modelos com diferentes tecnologias, portanto quanto maior a coluna maior a resistências à chuva ou penetração de água. Outro ponto importante além da impermeabilidade é a respiração, como vimos, a primeira camada é altamente respirável, eliminando a transpiração do corpo para o ambiente externo, portanto as outras camadas também precisam ser respiráveis, caso contrários irão reter toda a transpiração do seu corpo e deixar as roupas molhadas.

Existem vários modelos de segunda pele, Fleeces e casacos impermeáveis para frio e neve, no entanto se foram praticar travessias ou acampamento em montanhas, volume e peso são fatores imprescindíveis e na hora de escolher a roupa, procure as mais leves e compactas, nas quais também irão te proporcionar conforto, aquecimento e proteção.

A utilização das camadas pode variar conforme a condição climática ou o gosto de cada um. Você pode optar por utilizar somente a segunda pele, ou então somente o Anorak ou segunda pele com o Fleece, etc. Quando falamos de roupas técnicas em sistemas de camadas, estamos falando tanto da parte superior quanto da parte inferior do corpo. Para quem sente muito calor durante as caminhadas pode optar por utilizar na parte superior somente a segunda pele de manga comprida ou curta e na parte inferior, calças impermeáveis ou calças de tecido sintético para caminhadas. Por experiência própria, apenas com estas três camadas foi possível suportar frio em torno de zero (0) graus, vento e chuva, muita chuva e posso dizer que deu conta do recado, sem muito peso e com mais espaço na mochila.

Bom pessoal, aqui fica mais uma dica do T&T.

Mais trilhas e montanhas pra você!

Abraço e até a próxima!

Comente com Facebook

Saiba mais sobre o autor: Antonio Martins