Saco de dormir Forclaz 15° Light (700g)

O saco de dormir Forclaz 15°C da Quechua é um excelente custo beneficio para quem gosta de fazer algumas trilhas com pernoites aqui no Brasil, devido ao clima não muito frio ou nada frio…rs. É um saco de dormir que, segundo o fabricante, suporta temperaturas em torno de uns 10 a 15 graus (50 g/m²) confortavelmente. Particularmente cheguei a utiliza-lo em montanhas com temperaturas em torno de 0 graus ou até mesmo negativas, com as roupas adequadas + o saco de dormir foi possível relaxar e dormir sem problemas. Para que vocês possam ter uma ideia, este saco de dormir foi utilizado na trilha Salkantay, que fizemos no Peru, onde uma noite a temperatura chegou a -3 graus e, apesar das estruturas montadas, foi possível dormir basicamente com a primeira camada (fleece) e mais o saco de dormir Forclaz 15. Bom, mas isso com certeza varia de pessoa para pessoa (estatura, gordura, cansaço físico, etc.), uns sentem mais frios outros menos, o importante é que o produto oferece condições necessárias para os praticantes de montanhismo aqui no Brasil, justamente por ser leve e compacto, tais caracteristicas fundamentais para a pratica da atividade.

saco02

Caso não saibam, o saco de dormir não produz calor mas conserva o calor produzido pelo seu corpo ou de outras fontes que também podem ser utilizadas dentro do saco de dormir para produzir calor, como bolsas de agua quente, garrafa térmica, etc. Outro detalhe importante é a utilização adequada do saco de dormir sobreposto a um isolante térmico para que a úmidade do chão não passe pelo seu corpo, além também dos vestuários adequados, no entanto este também poderá variar de pessoa para pessoa.

Dica: Evite deixar seu saco de dormir aberto e esticado dentro da barraca, principalmente em dias frios e com muito vento, procure tirá-lo da sacolinha que a companha ou da mochila no momento em que for dormir.

Segundo o fabricante o peso do saco de dormir Forclaz 15 Light é de apenas 700 gramas, cujo tamanho seria para uma pessoa com estatura máxima de 1,80 m. Para pessoas com estatura acima de 1,80m a recomendação é a aquisição do saco de dormir Forclaz 15 Light, cujo peso é de 750 gramas. Ao comprarem verifiquem estes detalhes que pode passar despercebido.

saco03

O saco de dormir Forclaz 15 Light possui ajustes com presilhas para que você possa saco04fechar bem e evitar a entrada de ar, estas presilhas são bem pequenas e leves. Possui também um ziper lateral facilitando sua acomodação. Acoplável, ou seja é possível ajustar os fechos de dois sacos para acomodar duas pessoas. Outro detalhe interessante é que ele vem com uma bolsa de compressão, na qual permite guardar o saco de dormir apenas empurando-o para dentro da bolsa sem necessidade de enrolar ou dobrar o saco antes de guardá-lo. Além disso esta bolsa permite você comprimir ainda mais o volume para que o saco fique bem compacto.

saco05

Em uma escala de 0 a 5, minha nota é 4, exclente custo beneficio, saco de dormir compacto, leve e com suporte razoável para baixas temperaturas.

Cuidados: Na minha opinião, evite lavar em máquinas, lave em baldes separados das roupas apenas com sabão e pó, evite torcer e expor ao sol, procure estendê-lo em local arejado e jamais utilize ferro de passar roupa, pois se trata de um material sintético. Ao guardá-lo procure retirá-lo do suporte (saco que o companha) e guarde dobrado dentro de um guarda roupa ou em algum outro local seco.

Abaixo segue a composição do produto conforme o fabricante. As fotos também foram retiradas do fabricante.

Composição

  • Tecido interior: 100% poliéster.
  • Tecido exterior: 100% poliéster.
  • Aplicações: 100% poliamida.
  • Enchimento: 100% poliéster.
  • Acolchoado técnico: 50 g/m².

T&T – Mais trilhas e montanhas pra você!

 

Comente com Facebook

Saiba mais sobre o autor: Antonio Martins